Em apenas 29 dias de 2026, deputados federais gastaram mais de R$ 3,7 milhões com a cota parlamentar, de acordo com dados do sistema de transparência da Câmara dos Deputados. O levantamento revela que a maior fatia do montante, mais de R$ 2,1 milhões, foi destinada à divulgação das atividades parlamentares, incluindo publicações em redes sociais e veiculação de conteúdo em meios de comunicação.

O volume de gastos reacende o debate sobre o uso dos recursos públicos no Legislativo, especialmente quando comparado ao ano anterior. Em 2025, o total desembolsado com a cota parlamentar ultrapassou R$ 222 milhões, consolidando o benefício como uma das principais despesas associadas ao exercício do mandato.

A cota parlamentar é um instrumento legal criado para custear despesas vinculadas à atividade política, como passagens aéreas, telefonia, combustível, aluguel de veículos e divulgação institucional. Parte desses gastos é reembolsada mediante apresentação de comprovantes, enquanto outras despesas como passagens aéreas, são pagas diretamente pelo sistema da Câmara.

Outro ponto que chama atenção é a possibilidade de acúmulo dos valores não utilizados ao longo do ano, o que pode resultar em picos de gastos concentrados em determinados períodos. Embora o mecanismo seja previsto nas regras internas da Casa, especialistas e entidades de controle defendem maior clareza na destinação dos recursos e critérios mais rigorosos para evitar excessos.

Os dados estão disponíveis para consulta pública no portal da transparência da Câmara dos Deputados. Ainda assim, o volume expressivo de despesas, especialmente com divulgação, tem gerado críticas de setores da sociedade que cobram mais fiscalização, limites objetivos e transparência acessível ao cidadão comum.

O tema volta ao centro do debate público em um contexto de restrições orçamentárias e demandas crescentes por investimentos em áreas essenciais, como saúde,