Você sabe o que fazer quando presencia ou está envolvido em um acidente de trânsito? Uma pergunta simples, mas que nem sempre a resposta está na ponta da língua. Como podemos ajudar? A vítima pode ser mexida? Quem acionar? Como prestar apoio até a equipe médica chegar e sem correr o risco de ocasionar um novo acidente?

Ter respostas para essas perguntas é importante porque o primeiro socorro feito pela população leiga, que está ali na hora do evento, é crucial para o sucesso do tratamento de vítimas de acidente de trânsito.
Aqui relacionamos algumas dicas baseadas em entrevistas que fizemos com especialistas em socorro pelo Samu e Corpo de Bombeiros.

O Hospital de Trauma também deu alguns esclarecimentos a respeito do assunto.

Mantenha a calma

Talvez seja o passo mais difícil, afinal presenciar ou estar envolvido em um acidente não é algo desejável. Mas se você quiser ajudar, é preciso manter calma para poder passar informações claras e objetivas para a equipe médica que virá prestar o socorro.

Avalie os riscos

O segundo passo é se cuidar, ou seja, proteger a si próprio para então auxiliar o próximo. É observar a cena, se há algum risco adicional de um novo acidente e tentar sinalizar minimamente a via.

Documento elaborado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Paraíba explica que a sinalização deve começar antes do local do acidente ser visível para que os demais usuários da via possam parar ou diminuir a velocidade. O local exato vai variar conforme a velocidade máxima permitida no local e as condições climáticas.

Converse com a vítima e chame o socorro

Aborde a vítima, faça perguntas. Observe se ela está consciente, se respira, se há algum sangramento. Tente acalmá-la e tranquilizá-la, principalmente para que ela não se mova até a chegada do socorro. As informações coletadas serão importantes quando você ligar para o 192 (telefone do SAMU) ou 193 (telefone dos Bombeiros).

E se a vítima estiver inconsciente?

É preciso verificar se a pessoa está respirando e se tem pulso. Em alguns casos pode ser preciso fazer uma massagem cardíaca, técnica ensinada em cursos de capacitação de primeiros socorros para a população leiga.

O mais importante é acionar as autoridades, informar que há uma possível parada cardíaca para que seja enviada a equipe mais adequada para aquele socorro.

Mas se for um trauma muito grave, onde há sangramentos e possibilidade de novos acidentes no entorno, aí não há como prestar esse socorro direto.

Nesse caso deve-se acionar o SAMU e observar a situação até a chegada da equipe de saúde.

Mexer na vítima?

Vai depender de cada caso e da confiança que a pessoa que irá prestar o primeiro socorro tem em realizar alguma manobra ou seguir alguma orientação do SAMU.