A Prefeitura de João Pessoa deu mais um passo importante na modernização da mobilidade urbana da Capital. O prefeito Cícero Lucena e o superintendente da Semob-JP, Marcílio do HBE, abriram nesta quarta-feira (5) a formação de 52 novos agentes de mobilidade urbana, que integram o grupo de 100 aprovados no último concurso público realizado pela gestão municipal, o primeiro depois de 20 anos.

A solenidade aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade, no bairro do Altiplano, onde também funcionam as secretarias de Segurança Urbana, Infraestrutura e a Coordenadoria de Defesa Civil. Durante o evento, o prefeito destacou que o trabalho conjunto com a Semob-JP tem garantido avanços expressivos na área, como a aquisição da nova sede da secretaria, a implantação de pontos de monitoramento e o compromisso em valorizar o servidor público.

Cícero Lucena afirmou que a expansão da frota, a construção de novas avenidas e viadutos e a capacitação de profissionais fazem parte de um planejamento urbano voltado ao crescimento sustentável da cidade. “Planejar o crescimento de João Pessoa é garantir qualidade de vida à população. Isso passa por ter profissionais capacitados e comprometidos com o bem comum”, disse o prefeito.

O superintendente Marcílio do HBE destacou que os novos agentes receberão uma bolsa no valor de um salário mínimo durante o período de formação, que terá duração de 30 dias. “É um gesto de reconhecimento e valorização a uma categoria que, assim como a dos policiais, cumpre uma missão fundamental nas ruas, zelando pela segurança e fluidez do trânsito”, afirmou.

A formação segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e conta com 200 horas de aulas teóricas e práticas, ministradas por instrutores da própria Semob-JP. Após a conclusão do curso, os novos agentes serão integrados às equipes que já atuam nas ruas, reforçando o compromisso da Prefeitura com uma João Pessoa mais segura, organizada e humana.

SB