Projeto está em fase de articulação, mas já conta com apoio do prefeito Cícero Lucena. Objetivo é punir motoristas que desrespeitam veículos de emergência

Um projeto em desenvolvimento pela Prefeitura de João Pessoa prevê a instalação de câmeras de monitoramento nas ambulâncias do Samu para flagrar motoristas que não abrem passagem aos veículos de urgência. A proposta está em fase inicial de articulação, com estudos de orçamento e definição técnica junto a instituições parceiras.

Apesar de ainda não haver data definida para implantação, o projeto já conta com um sinal claro de apoio do prefeito Cícero Lucena, que reconheceu publicamente a urgência e a necessidade da medida para garantir mais respeito no trânsito e eficiência no atendimento de emergência.

As imagens captadas pelas câmeras devem ser utilizadas para identificar e multar condutores infratores, em parceria com a Semob, e também poderão reforçar ações educativas sobre a importância de ceder passagem aos veículos do Samu.

De acordo com a coordenadora do Samu-JP, Lídia Gadelha, a expectativa é que o sistema comece a ser implantado nos próximos meses. “Ainda estamos estruturando o projeto, mas a intenção já é clara: proteger vidas e garantir que a população receba o socorro com rapidez”, afirmou. A ideia é que, após a instalação nas ambulâncias, as motolâncias também sejam equipadas futuramente com sistemas de registro.

SB