O governador João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lançaram, nesta terça-feira (12), no Centro Cultural São Francisco, o programa “Viva o Centro”, que reúne um conjunto de medidas e projetos para revitalizar o Centro Histórico da Capital paraibana, com ações nas áreas da habitação, infraestrutura, cultura, segurança, trânsito e incentivos e isenções fiscais.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a parceria com a Prefeitura representa investimentos de R$ 400 milhões para o Centro Histórico. “Esse é um conjunto de medidas que vai trazer de volta a ambiência urbana do Centro, que tem toda a infraestrutura instalada e o que nós estamos fazendo é atrair pessoas e empresas para essa região. Eu espero que 2024 seja um ano de virada de chave para o Centro Histórico porque todos os incentivos já estarão disponíveis, demonstrando que fazemos uma gestão que cuida das pessoas”, frisou.

Por sua vez, o prefeito Cícero Lucena evidenciou a união de esforços para garantir a revitalização do Centro de João Pessoa. “Esse é um chamamento para que todos se sintam responsáveis pelo Centro Histórico. O que estamos fazendo com isenções de IPTU e ITBI, além do ICMS Cultural é uma convocação aos proprietários de imóveis e às empresas para que os equipamentos contribuam com essa revitalização e tenho certeza de que vamos atingir os resultados que desejamos”, falou.

Na ocasião também foram anunciados os projetos para urbanização do Ponto dos Cem Réis, Visconde de Pelotas, Duque de Caxias, General Osório e transversais de ligação.

A Prefeitura da Capital apresentou o Projeto Vias de Acesso que visa requalificar a ligação entre a cidade alta e a cidade baixa, com recuperação do calçamento histórico e melhorias na iluminação e na acessibilidade das calçadas. As ações irão abranger as Ladeiras de São Francisco e da Borborema, Rua da Areia, Beco dos Milagres, Rua Pe. Antônio Pereira, Rua Visconde de Inhaúma – no Porto do Capim, Praça Dom Ulrico e entorno ao lado da Basílica e Praça Socic. Também foi anunciada a recuperação da antiga prefeitura, onde irá funcionar a Guarda Municipal.

Na área da educação e cultura, estão em execução a reforma do Conventinho, do Hotel Globo, do antigo Clube Cabo Branco, na Duque de Caxias, onde será instalada sede da Funjope.

No âmbito da prefeitura também foi anunciada a proposta de recuperação da Antiga Fábrica Matarazzo, uma área que será destinada à criação de um Polo Multicultural envolvendo atividades de produção cinematográfica, áudio visual e mídias digitais, além de espaço de eventos e de equipamentos de apoio turístico – bares, restaurantes e hospedagem.

Também serão recuperados os prédios da Antiga alfândega, antiga fábrica de gelo e o antigo galpão Nassau.

Na área de turismo será criado o Corredor Turístico da Duque de Caxias, um projeto que irá levar apresentações culturais para o centro histórico passando pela Praça Rio Branco, Igreja São Francisco, Ponto de Cem Réis e Pavilhão de Chá.

Dentre os serviços na mobilidade estão previstos a reforma do Terminal de Integração do Varadouro, o remanejamento de linhas de ônibus para realização de embarque e a implantação da Zona Azul no Centro Histórico com Edifício Garagem no Mercado Central. Ainda serão construídas moradias no Porto do Capim, nos Antigos Nações Unidas, Proserv e Ipase.