O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, oficializou os sistemas Transportador e de Gerenciamento da Totalização (SISTOT) para as Eleições 2022.
A oficialização consiste na transmissão dos arquivos de urna e dos procedimentos para a totalização dos resultados operacionalizados pelos sistemas Transportador e de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), utilizados em cada uma das instâncias, de acordo com suas competências e abrangências.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Cassimiro Júnior, os sistemas passam a operar de modo seguro, auditável e com registro de operações, assegurando que os dados processados são tão somente os gerados pelas urnas eletrônicas e pelos sistemas oficiais utilizados nas eleições.
A partir da oficialização dos sistemas, as funcionalidades específicas de cada fase serão liberadas de acordo com a competência da respectiva instância.
TSE e Cartórios
A oficialização do SISTOT pelo TSE antecede a oficialização do sistema pelos TREs, e já aconteceu na condição de Gestor de Oficialização do Sistema de Autenticação e Autorização da Justiça Eleitoral (Odin).
A oficialização do SISTOT nos Cartórios Eleitorais será realizada após oficialização nos respectivos TREs, por meio do Sistema de Autenticação e Autorização da Justiça Eleitoral (Odin) e mediante senha de autoridade encaminhada às juízas ou aos juízes eleitorais.