Após morte de aves, a Paraíba emitiu um alerta e secretaria de saúde estará adotando medidas preventivas em relação à gripe aviária.
Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), está seguindo a determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária que declarou emergência zoossanitária em todo o país em função da detecção do vírus da influenza aviária H5N1, a gripe aviária.
O estado de emergência zoossanitária é declarado sempre que há risco de uma doença se espalhar rapidamente.
Diante disso, está proibido, por exemplo, o trânsito de aves em aglomerações e feiras, sendo permitido apenas aves para abate, portando a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Os casos relatados no país se tratam de aves silvestres, logo o risco é menor do que em casos de aves comerciais e por isso, que a Paraíba está alerta diante da situação.
A Sedap vem se reunindo rotineiramente, desde o ano passado, com o Ministério da Agricultura e Pecuária, após ser detectada a influenza aviária em aves migratórias na Colômbia e no Chile, para traçar as providências para lidar com esta doença.
Na próxima semana, a Sedap, por meio da Defesa Agropecuária, vai realizar uma reunião com todos os órgãos ambientais, Secretaria de Estado da Saúde e outras entidades ligadas à questão de zoonoses para traçar estratégias de ação nesse período de ameaça da influenza aviária no país.
É importante ressaltar que, caso a população encontre aves mortas, deve entrar em contato com a Sudema, a Polícia Ambiental ou o Ibama para que a Defesa Agropecuária seja, imediatamente, acionada e tome as medidas necessárias.