Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 poderão conferir o resultado do pedido a partir desta sexta-feira (22). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, mais de 1,9 milhão de estudantes realizaram o processo.

O resultado das solicitações poderá ser conferido por meio da Página do Participante. Para aqueles que tiveram o pedido negado, o prazo para recorrer da decisão será entre 25 e 29 de abril e os resultados serão publicados no dia 6 de maio. 

Para solicitar a isenção da taxa, o estudante deve declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A iniciativa também contempla candidatos que tenham concluído o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

A confirmação do pedido, no entanto, não garante a inscrição no Enem. Os interessados em realizar as provas deste ano, que acontecem em 13 e 20 de novembro, deverão fazer a inscrição virtualmente quando os prazos forem divulgados pelo Inep.