A partir de maio de 2025, começa uma fase educativa para que as empresas passem a incluir os riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Isso faz parte de uma atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata da saúde e segurança no trabalho.
Mas o que isso significa na prática?
Significa que as empresas terão que prestar mais atenção a fatores como estresse, excesso de cobrança, pressão emocional, assédio moral e outros problemas que afetam a saúde mental dos trabalhadores.
Quais são as vantagens para o trabalhador?
- Ambiente mais saudável: a empresa terá que identificar e reduzir situações que causam sofrimento emocional.
- Menos estresse e sobrecarga: com mudanças na rotina, será possível ter mais equilíbrio entre trabalho e bem-estar.
- Valorização da saúde mental: a regra reconhece que problemas emocionais também afetam o desempenho e a qualidade de vida.
- Prevenção de doenças: cuidar da mente evita afastamentos, depressão e burnout.
Essa nova exigência será implantada aos poucos e valerá para todas as empresas até 2026. Até lá, o foco será educativo, com apoio de uma comissão formada por representantes do governo, trabalhadores e empregadores.
A mudança é um passo importante para tornar o ambiente de trabalho mais justo, respeitoso e saudável — onde o cuidado com a mente também importa.