A partir de maio de 2025, começa uma fase educativa para que as empresas passem a incluir os riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Isso faz parte de uma atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata da saúde e segurança no trabalho.

Mas o que isso significa na prática?

Significa que as empresas terão que prestar mais atenção a fatores como estresse, excesso de cobrança, pressão emocional, assédio moral e outros problemas que afetam a saúde mental dos trabalhadores.

Quais são as vantagens para o trabalhador?

  • Ambiente mais saudável: a empresa terá que identificar e reduzir situações que causam sofrimento emocional.
  • Menos estresse e sobrecarga: com mudanças na rotina, será possível ter mais equilíbrio entre trabalho e bem-estar.
  • Valorização da saúde mental: a regra reconhece que problemas emocionais também afetam o desempenho e a qualidade de vida.
  • Prevenção de doenças: cuidar da mente evita afastamentos, depressão e burnout.

Essa nova exigência será implantada aos poucos e valerá para todas as empresas até 2026. Até lá, o foco será educativo, com apoio de uma comissão formada por representantes do governo, trabalhadores e empregadores.

A mudança é um passo importante para tornar o ambiente de trabalho mais justo, respeitoso e saudável — onde o cuidado com a mente também importa.