O programa Passe Livre Estudantil, desenvolvido pelo Governo da Paraíba em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), entra em uma nova fase nesta terça-feira (8) com o início do cadastramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 5.736 estudantes da modalidade estão aptos a receber o benefício, que garante transporte gratuito para atividades escolares e complementares.

A ação reforça o compromisso com a inclusão educacional e o acesso universal ao ensino, especialmente de públicos historicamente mais vulneráveis, como os alunos da EJA. Para facilitar o processo, equipes do Sintur-JP irão até as escolas selecionadas, realizando o atendimento diretamente com os estudantes, sem a necessidade de deslocamento.

Desde o início da implantação do programa, mais de 16 mil estudantes já foram cadastrados nas cidades de João Pessoa, na Região Metropolitana e em Campina Grande. Na capital, o cadastramento também segue disponível no Terminal Rodoviário do Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para se cadastrar, é necessário apenas apresentar o número do CPF.

Cada aluno recebe um cartão na hora com 44 passagens gratuitas para utilizar em qualquer linha de ônibus, em qualquer dia da semana, sem a necessidade de justificar o uso. “O Programa Passe Livre Estudantil é um programa robusto que contribui decisivamente para a frequência escolar, uma vez que garante o direito ao transporte dos alunos”, destacou o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior. A única exigência é a presença mínima em 90% das aulas, conforme explicou o gestor.

Com essa nova etapa, o Governo da Paraíba amplia o alcance do programa e fortalece a política pública de permanência escolar, oferecendo condições reais para que milhares de jovens e adultos possam seguir estudando com dignidade e autonomia.