O prefeito Cícero Lucena assinou na manhã desta quinta-feira (27) a ordem de serviço para a recuperação e contenção da calçadinha da Praia do Cabo Branco.
A obra já inicia sua segunda etapa imediatamente e o maquinário já está no local para montar uma estrutura sofisticada e mais segura.
O prefeito fez visita ao local e mencionou a importância desse planejamento que vai garantir além de proteção cotidiana, um novo espaço de lazer em um dos pontoe mais frequentados na capital, a orla de Cabo Branco.
“Essa é uma ação que envolve proteção ambiental, preservação do nosso patrimônio e garantia de espaços de lazer para as pessoas. Estamos buscando tecnologia utilizadas mundialmente para conseguir uma obra de qualidade e de durabilidade. Agimos com responsabilidade para fazer o que precisa ser feito com embasamento, estudos e amparados pela ciência”, afirmou Cícero Lucena.
O trecho em questão fica localizado na Avenida Cabo Branco entre o número 4.492 e a rotatória que dá acesso à ladeira. O segmento estava deteriorado devido ao avanço do mar, o que causou a queda da parede de proteção, de trechos da calçada, da ciclofaixa e a desestabilização de um pier de contemplação do mar.
A contenção da calçadinha consiste na primeira etapa da obra. Ela inclui a implantação de estacas-prancha, tecnologia utilizada no mundo todo, para evitar que a movimentação do mar degrade a parede da calçadinha. As estacas-prancha possuem encaixes que permitem formar uma parede de retenção contínua. Além disso será feita a recomposição da área que sofreu erosão para nivelamento da calçada.
A segunda etapa da obra compreende a reestruturação da própria calçadinha e dos equipamentos públicos. Serão refeitas a calçada e a ciclofaixa, além da implantação de paisagismo, bancos, academias da terceira idade e do espaço de contemplação. O investimento total é de R$ 7,4 milhões.
De acordo com o secretário da Infraestrutura, Rubens Falcão, a tecnologia de estacas-prancha permite uma execução mais rápida da obra e durabilidade de, no mínimo, 50 anos. Ele ainda destacou que as duas etapas da obra devem andar juntas. “Na medida em que as estacas forem sendo colocadas vamos liberar para iniciar a parte de urbanização. Queremos terminar as duas etapas de forma concomitante”, explicou.