A cidade de Princesa Isabel deu mais um passo rumo à consolidação de seu protagonismo no turismo paraibano. Nesta quinta-feira (10), foi realizada a primeira etapa da visita técnica para mapeamento da rota de potencial turístico do município, contemplando atrativos culturais, gastronômicos, religiosos e de cicloturismo. A ação integra o projeto de inclusão da cidade no Mapa do Turismo da Paraíba, iniciativa que busca fortalecer o desenvolvimento econômico e social por meio da valorização dos seus patrimônios e tradições.

A visita in loco foi conduzida pelo CEO da Rebelk Consultoria, Kieber Lima, que destacou a importância dessa fase como parte dos ajustes finais exigidos pelo Ministério do Turismo para a formalização da rota. O trajeto da equipe técnica começou no distrito de Lagoa da Cruz e teve seu ponto final no povoado de Cachoeira de Minas, passando por pontos estratégicos que representam o potencial multifacetado do turismo local.

Princesa Isabel guarda capítulos únicos da história brasileira, como a emblemática Revolta de Princesa, quando, em 1930, forças políticas locais declararam a cidade independente da Paraíba, criando o simbólico “Território Livre de Princesa”. O município também se orgulha de ser terra natal de figuras ilustres, como Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, o médico Alcides Vieira Carneiro, o jurista Antônio Nominando Diniz e o mestre do violão Canhoto da Paraíba — Francisco Soares de Araújo — que encantava com sua técnica incomum de tocar violão com as cordas invertidas.

O projeto de mapeamento visa ainda incluir, na rota oficial e permanente do turismo municipal, os prédios históricos, o acervo artístico, os templos religiosos, as belezas naturais e os tradicionais eventos do calendário local. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Princesa Isabel reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização de sua identidade cultural. Cidade próspera, Princesa segue firme no caminho de se tornar referência no turismo paraibano.

SB