Após solicitação da Semob-JP para novas adequações, a Prefeitura de João Pessoa e a empresa responsável pela Zona Azul Digital anunciaram mudanças importantes no sistema de estacionamento rotativo da Capital. As medidas foram definidas em diálogo com comerciantes e já estão em vigor.

Entre as novidades, está a prorrogação do período educativo até o dia 8 de outubro. Até lá, os motoristas não pagarão a tarifa de pós-utilização de R$ 30, aplicada em casos de irregularidade. Outro ajuste foi o aumento do tempo máximo de permanência, que passou de duas para quatro horas, com tarifa de R$ 1,50 para meia hora e R$ 3,00 para uma hora de utilização. A empresa destacou que a medida foi baseada em experiências de outras cidades, onde esse é o limite considerado ideal para garantir a rotatividade.

O recadastramento dos moradores que residem nas áreas atendidas já está em andamento, assim como a sinalização de vagas específicas para pessoas com deficiência e serviços essenciais, como o SAMU. Além disso, 45 funcionários foram distribuídos no Centro da cidade para orientar os usuários, e mais agentes estão sendo treinados para ampliar o atendimento. Atualmente, João Pessoa conta com 1.800 vagas de Zona Azul, número que pode chegar a 2.500 nos próximos meses.

A gestão municipal reforçou que o objetivo das mudanças é garantir maior organização do trânsito e fortalecer o comércio local, já que a rotatividade de vagas favorece a movimentação nas lojas e serviços. O vice-prefeito Léo Bezerra destacou que nenhuma decisão será tomada dentro do gabinete, mas sempre ouvindo a população e os setores envolvidos.

SB