O anúncio da retomada do Mais Médicos foi motivo de posicionamentos contrários por parte de entidades representantes da categoria.
O novo Mais Médicos não exigirá a revalidação do diploma para estrangeiros, o que, segundo as entidades ouvidas, compromete a qualidade do atendimento à população.
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba, se pronunciou sobre a situação em nota.
“Nesse sentido, vemos com preocupação a retomada do programa “Mais Médicos” da maneira como está sendo feita.
Por um lado, o programa que objetiva interiorizar a assistência à saúde, entendemos ser louvável, importante e necessário, pois amplia o acesso da população à assistência médica. Por outro lado, vemos como extremamente preocupante a admissão de médicos nesse programa sem revalidação de diplomas e sem inscrições no Conselho Regional de Medicina, o que é necessário para o exercício profissional, conforme legislação vigente”, pontua a nota publicada pelo órgão nas redes sociais.
Segundo o órgão, o Conselho não é apenas um órgão cartorial e fiscalizador, mas também atua na defesa da dignidade da profissão, ressaltando o papel social que dela se espera, o que só pode ser conseguido mediante o fortalecimento do caráter profissional e dos aspectos exclusivos e específicos da profissão médica.
Na nota, o CRM da Paraiba afirma que é preocupante a participação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior sem inscrição no CRM e sem a revalidação dos diplomas.
“Solicitamos a comprovação da formação profissional de todos os médicos que pretendem atuar não só nesse programa, mas em qualquer circunstância em que haja atendimento à população brasileira”.
SB