O Ministério da Saúde publicou em sua página oficial, na manhã desta quinta-feira (23/9), a Nota Técnica nº 45, que permite a retomada da vacinação de adolescentes saudáveis contra a Covid-19.

O documento foi assinado na noite de quarta-feira (22/9), por Rosana Leite de Melo, secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.

A nota revoga as determinação do governo federal de suspender a aplicação da vacina em jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades. A mudança foi anunciada em coletiva de imprensa, na noite de quarta-feira.

O recuo ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) dizer que estados e municípios têm autonomia para decidirem sobre a vacinação dessa faixa etária.

A pasta ressaltou que os adolescentes só poderão ser imunizados com vacinas liberadas pela Anvisa para o grupo. Atualmente, apenas a Pfizer é autorizada para essa faixa etária.