A variante Ômicron fez sua primeira vítima no mundo desde que foi descoberta na África do Sul há pouco mais de 1 mês. Nesta segunda-feira (13) o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, informou que o país registrou a primeira morte pela mutação da Covid-19.

“Infelizmente a Ômicron está gerando hospitalizações e, tristemente, pelo menos um paciente morreu com Ômicron, confirmado”, disse Boris Johnson durante visita a uma clínica de vacinação.

Ele acredita que agora é momento de as autoridades pararem de propagar que a nova versão do vírus é mais branda e passarem a reconhecer que ela se espalha mais rápido pela população.

Neste domingo (12), mais de 1.200 novos casos foram confirmados com a nova cepa no Reino Unido. Desde o dia 27, quando foram detectados os primeiros casos no país, mais e 3 mil pessoas foram registradas com a Ômicron.

Na Paraíba, o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, pontuou que a morte pela nova variante já era esperada, principalmente se levar em consideração o numero de pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal. “É preciso novos estudos para mostrarem o comportamento e transmissibilidade da nova variante, para acelerar a campanha de vacinação, ampliando a cobertura com doses de reforço”, pontuou.