Nas ocorrências referentes a colisão de veículos, o Samu e o Corpo de Bombeiros são parceiros, principalmente quando há vítimas presas às ferragens, uma vez que a instituição possui equipamentos específicos para fazer o desencarceramento. Por isso, segundo o Tenente Paulo César, do Corpo de Bombeiros de João Pessoa, é importante que a população não se aproxime do veículo acidentado na tentativa de ajudar a vítima presa nas ferragens. “ Com o impacto de colisões, o veículo fica danificado e corre o risco de explosão, portanto o mais seguro é aguardar o socorro específico para ajudar no resgate a vítima que esteja presa nas ferragens do carro”, pontuou.

O tenente também orientou que em caso de acidentes em vias movimentadas por exemplo, a população pode ajudar sinalizando o local do acidente, procurando isolá-lo, a fim de evitar que ocorram mais acidentes. “Peça ajuda às pessoas presentes para colocar galhos de árvore, pneus ou outros obstáculos alguns metros antes do local do acidente”. Destacou.

Existem casos que deve-se ligar tanto para o 192 como o 193 e detalhar a situação das vítimas, porque as duas instituições serão convocadas para fazer o atendimento. Tanto as equipes do Samu, como as do Corpo de Bombeiros se comunicam para que possam assegurar o melhor atendimento às vítimas.

“É importante saber diferenciar e, inclusive, ter o conhecimento de que, em algumas situações, as duas instituições devem ser acionadas, visando agilizar a assistência e assegurar que o socorro seja prestado com agilidade e eficiência”, pontuou o tenente Paulo César