Apesar de muito divertida, esta época do ano também demanda alguns cuidados, especialmente para as crianças. É quando crescem as chances de acidentes com queimaduras, a quarta maior causa de morte entre os pequenos. Os casos de acidentes com fogos de artifício nesse período junino aumentam em 90%.

Pensando nesses dados, o Hospital de Trauma de João Pessoa realiza ação no Busto de Tamandaré para conscientizar população sobre queimaduras. O intuito é informar sobre os meios de prevenção aos acidentes envolvendo queimaduras. As equipes estarão no Busto nesta quinta-feira (09), às 17h entregando panfletos, realizando palestras e orientando sobre os acidentes comuns nessa época.

Os números de pessoas acometidas por acidentes envolvendo queimaduras voltaram a crescer na Paraíba, fator que gera preocupação entre os profissionais de saúde que atuam, diariamente, frente à recuperação desses pacientes.

As queimaduras são classificadas de acordo com a gravidade, 1° ao 4° grau. As de 1° grau são aquelas consideradas mais simples que atingem a pele superficialmente. As queimaduras de 2° grau atingem a epiderme e a derme da pele caracterizada pela formação de bolhas. Já as de 3° grau podem atingir até os músculos e outros tecidos. As de 4° grau acometem todos os tecidos da pele e podem atingir órgãos e tendões.

Sabrina Barbosa