Uma intensa onda de calor está assolando o Brasil, elevando as temperaturas a níveis alarmantes. Cidades em diversas regiões do país, incluindo o Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste, têm registrado calor extremo, com destaque para a cidade de Patos, na Paraíba, que alcançou 37,2°C, a terceira maior temperatura do país.
No domingo, dia 23, várias localidades experimentaram um dos dias mais quentes do ano. Enquanto muitas cidades registraram temperaturas variando entre 30°C e 34°C, várias outras superaram os 35°C, com algumas próximas de 40°C. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que as cinco cidades mais quentes do final de semana foram:
- Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul: 39,5°C
- Quaraí, Rio Grande do Sul: 37,5°C
- Patos, Paraíba: 37,2°C
- Pedro Gomes, Mato Grosso do Sul: 36,7°C
- Bonito, Mato Grosso do Sul: 36,5°C
O calor intenso tem afetado o cotidiano dos moradores, que buscam formas de se refrescar e proteger-se das altas temperaturas. A região Nordeste, já conhecida por seu clima quente, também sente os efeitos dessa onda de calor, com várias cidades registrando temperaturas acima de 35°C. A população é aconselhada a tomar precauções, como manter-se hidratada, usar protetor solar e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.
As previsões meteorológicas indicam que a onda de calor deve persistir durante a última semana de fevereiro, com temperaturas acima da média. A condição de calor extremo é mais pronunciada na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina e Paraná, onde as temperaturas podem ultrapassar os 38°C, gerando uma sensação térmica ainda mais elevada.
SB