Mais de 21 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino serão beneficiados com projetos voltados para o esporte e a cultura. Isso será possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a empresa Alpargatas, que vai levar atividades complementares para 28 escolas da Capital. A parceria foi oficializada na tarde desta segunda-feira (18), no gabinete do prefeito Cícero Lucena, no Centro Administrativo Municipal.

O prefeito ressaltou que a parceria também existiu em sua última gestão na Prefeitura da Capital. “Estamos retomando esse trabalho que muito nos ajudou na melhoria da qualidade do ensino, no incentivo cultural e qualificação profissional. Reviver esse projeto nos alegra, pois integra a nossa meta de fazer a escola pública igual a particular. Cada um fazendo o seu papel podemos fazer mais e melhor”, destacou.

Serão levados às escolas os projetos Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura. No primeiro caso, será trabalhada a prática esportiva qualificada, para agir no processo disciplinar. No caso da cultura, será trabalhada a afro e indiodescendência, com alinhamento do ensino dos povos africanos e indígenas nas escolas.

“É toda uma construção coletiva da Prefeitura e da Alpargatas para que possamos empreender propósitos para a melhoria da educação pública. Dentro dessa parceria ainda estão incluídos os prêmios Aluno Nota 10 e Professor Nota 10, que reconhece os alunos que mais se destacaram e os melhores projetos pedagógicos”, explicou o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

A secretária municipal da Educação, América Castro, explicou que as escolas foram selecionadas após visitação. “Foi feita uma regionalização por polos. Em cada polo escolhemos três unidades para que o projeto circule no Município como um todo e chegamos ao número de 28. Para nós que estamos na Prefeitura é muito importante este olhar externo, ainda mais com uma empresa de renome, que já teve parceria de sucesso na última gestão de Cícero”, afirmou.