Uma operação de desocupação na Comunidade Dubai 1, em Mangabeira VIII foi desencadeada nas primeiras horas desta terça-feira aqui em João Pessoa. A 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, atendendo a uma Ação Civil Pública impetrada pela Prefeitura de João Pessoa, determinou a desocupação imediata da área que fica na  zona sul da capital e a operação foi coordenada pelo Ministério Público

Cerca de 600 policiais militares estiveram acompanhando a retirada das famílias da área. Guarda Civil Metropolitana , Semob, Defesa civil e Policia Civil também estiveram na ação. A secretaria de Desenvolvimento Humano também esteve na área para apoiar as famílias e realizar o encaminhamento para um espaço de acolhimento que fica localizado no bairro Valentina Figueiredo.

 A comunidade Dubai fica em uma área de preservação ambiental, o que é considerada ilegal. Para construir moradias irregulares, as pessoas devastaram grande parte da mata, com derrubada de árvores e queimadas, cometendo assim crime ambiental. Estima-se que, atualmente, são mais de 400 famílias ocupando irregularmente a área. Estas famílias relataram que não foram avisadas do despejo e houve tumulto no local.

Mas segundo a policia, a operação teve que acontecer de forma estratégica para garantir a apreensão de armas e drogas no local, tendo em vista  que a área era dominada por integrantes de uma facção ligada ao tráfico de drogas, inclusive o líder, chamado de Sheik, foi preso nos últimos dias. Duas pessoas foram presas e cerca de 80 quilos de drogas foram apreendidas.